Início
Institucional
Mesa Diretora
Bancadas Parlamentares
Blocos Parlamentares
Comissões
Frentes
Parlamentares
Audiências Públicas
Documentos Administrativos
Pesquisar Documentos Administrativos
Atividade Legislativa
Matérias Legislativas
Pautas das Sessões
Relatórios
Sessões Plenárias
Normas Jurídicas
Pesquisar Normas Jurídicas
Câmara Municipal de Delfinópolis
Sistema de Apoio ao Processo Legislativo
Abertura
Dados Básicos
Mesa
Presença
Ausência
Explicações Pessoais
Ocorrências da Sessão
Considerações Finais
Retirada de Pauta
Expedientes
Correspondências
Expediente Diversos
Matérias do Expediente
Oradores do Expediente
Ordem do Dia
Matérias da Ordem do Dia
Presença na Ordem do Dia
Oradores da Ordem do Dia
Resumo
Resumo
Expediente Diversos
(12ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura)
1 - Abertura da Sessão
<h2>A Presidente Ana Maria Silva da Trindade solicita ao nobre vereador Delson Pereira Machado, que faça a invocação a Deus. Solicita o Senhor Secretário que faça a chamada nominal dos vereadores, para a verificação de quorum.</h2>
2 - Apreciação da Ata anterior
<span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 17.3333px;">Coloca as Atas das reuniões anteriores em discussão, os que forem pela aprovação que permaneçam como estão, ao contrário que se manifeste.</span>
3 - Correspondências Recebidas
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 0cm;"><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="mso-bidi-font-size: 14.0pt; line-height: 150%; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman';">01: Ofício nº 10611/2021 do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, </span></strong><span style="mso-bidi-font-size: 14.0pt; line-height: 150%; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman';">referente ao processo 1091782, exercício de 2019.</span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 0cm;"><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="mso-bidi-font-size: 14.0pt; line-height: 150%; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman';"> </span></strong></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 0cm;"><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="mso-bidi-font-size: 14.0pt; line-height: 150%; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman';">02: Relatório Emater Delfinópolis: Estimativa dos danos causados pela geada no município de Delfinópolis, </span></strong><span style="mso-bidi-font-size: 14.0pt; line-height: 150%; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman';">elaborado pelo Engenheiro Agrônomo Luiz Otávio Andrade Borges.</span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 0cm;"><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="mso-bidi-font-size: 14.0pt; line-height: 150%; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman';"> </span></strong></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 0cm;"><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="mso-bidi-font-size: 14.0pt; line-height: 150%; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman';">03: Ofício nº 412/2021 do Ministério Público Federal, </span></strong><span style="mso-bidi-font-size: 14.0pt; line-height: 150%; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman';">onde convida a Presidente da Câmara de Vereadores para participar de reunião com o MPF e o ICMBio e com a Prefeitura, a ser realizada por videoconferência, no dia 14/09/2021, às 15 horas, cuja pauta englobará a questão das medidas e providências a serem adotadas para as questões relacionadas aos danos ambientais e transtornos causados pelos motociclistas trilheiros (off road), bem como em relação à prevenção e combate aos incêndios, que atingem tanto a área não regularizada do PARNA Canastra, como as propriedades particulares no entorno.</span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 0cm;"><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="mso-bidi-font-size: 14.0pt; line-height: 150%; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman';">04: Ofício 191/2021 do Executivo:</span></strong><span style="mso-bidi-font-size: 14.0pt; line-height: 150%; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman';"> solicita retirada do <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Projeto de Lei Complementar nº 003/2019 do Executivo </strong>– Altera o provimento do emprego de encarregado de Coordenador Educacional, constante do anexo ll, da Lei Complementar N.º 001/2015 quanto a forma de sua investidura e dá outras providências (altera cargo Efetivo para cargo em Comissão);</span></p>
4 - Correspondências Enviadas
Não houve.
5 - Leitura de Matérias
<p class="MsoNormal" style="text-align: center; text-indent: 0cm;" align="center"><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="font-size: 14.0pt; line-height: 150%; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman';">Turno Único de Discussão e votação</span></strong></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 0cm;"><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="mso-bidi-font-size: 14.0pt; line-height: 150%; font-family: 'Arial',sans-serif;"> </span></strong></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 0cm;"><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="mso-bidi-font-size: 14.0pt; line-height: 150%; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman';">01: </span></strong><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span lang="PT" style="mso-bidi-font-size: 14.0pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: Calibri; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman'; mso-ansi-language: PT;">REQUERIMENTO Nº 030/2021 </span></strong><span lang="PT" style="mso-bidi-font-size: 14.0pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: Calibri; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman'; mso-ansi-language: PT;">de autoria da Vereadora Jaqueline Aparecida da Silva à Prefeita, no solicita as seguintes informações:</span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 0cm;"><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 150%;">1 -</span></strong><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 150%;"> Qual o motivo para que o município não se tenha uma Central de atendimento para pessoas com sintomas gripais e com suspeita de infecção pelo COVID-19 (Sars-CoV-2)? </span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 0cm;"><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 150%;">2 -</span></strong><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 150%;"> Existe método alternativo, sendo realizado pela prefeitura, indicado pela OMS ou Ministério da Saúde que substitua a Central nas medidas de tratamento, prevenção, controle e enfrentamento do COVID-19?</span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 0cm;"><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="mso-bidi-font-size: 14.0pt; line-height: 150%; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman';">JUSTIFICATIVA: </span></strong><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 150%;">Na grande maioria dos municípios existe essa Central para atendimento das pessoas com sintomas gripais e com suspeita de infecção pela COVID-19 (Sars-CoV-2), desde o início da Pandemia. Colocando os ESFs para realizar esses atendimentos o risco de contaminação é maior, pois são eles que realizam os acompanhamentos das famílias e atendimentos que não são urgência/emergência. Sendo assim, logo após o médico atender uma pessoa suspeita de COVID-19, posteriormente poderá realizar o atendimento de uma criança, de um diabético, de um hipertenso etc. E mesmo fazendo toda a higienização protocolar necessária, ainda o risco de transmissão é eminente.</span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 0cm;"><span style="mso-bidi-font-size: 14.0pt; line-height: 150%; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman';"> </span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 0cm;"><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="mso-bidi-font-size: 14.0pt; line-height: 150%; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman';">02: </span></strong><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span lang="PT" style="mso-bidi-font-size: 14.0pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: Calibri; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman'; mso-ansi-language: PT;">REQUERIMENTO Nº 031/2021 </span></strong><span lang="PT" style="mso-bidi-font-size: 14.0pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: Calibri; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman'; mso-ansi-language: PT;">de autoria do Vereador Fransérgio Anselmo Pimenta à Prefeita, no qual solicita as seguintes informações:</span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 150%;">1 –</span></strong><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 150%;"> Qual o novo valor que a empresa terceirizada (Navegação Confiança) irá receber por assumir a administração da balsa do Glória?</span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 150%;">2 –</span></strong><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 150%;"> Os funcionários da balsa que estavam trabalhando para a prefeitura serão remanejados para qual cargo? Especificar o nome, cargo que ocupa atualmente e qual irá ocupar posteriormente.</span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 150%;">3 -</span></strong><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 150%;"> Solicito todos documentos que instruíram o aditivo do contrato, com todas justificativas pertinentes, dentro das formalidades legais.</span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 0cm;"><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="mso-bidi-font-size: 14.0pt; line-height: 150%; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman';">JUSTIFICATIVA: </span></strong><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 150%;">Verificação se as exigências legais estão sendo cumpridas tanto na terceirização da balsa do Glória e no remanejamento dos funcionários que nela trabalhavam. No mais, o requerimento pauta-se por um dos princípios norteadores da Administração Pública, qual seja, publicidade.</span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 0cm;"><span style="mso-bidi-font-size: 14.0pt; line-height: 150%; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman';"> </span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 0cm;"><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="mso-bidi-font-size: 14.0pt; line-height: 150%; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman';">03: </span></strong><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span lang="PT" style="mso-bidi-font-size: 14.0pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: Calibri; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman'; mso-ansi-language: PT;">REQUERIMENTO Nº032/2021 </span></strong><span lang="PT" style="mso-bidi-font-size: 14.0pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: Calibri; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman'; mso-ansi-language: PT;">de autoria da Vereador Sebastião Aparecido Alão à Prefeita, no qual solicita as seguintes informações sobre o serviço de travessia na balsa:</span></p> <p class="MsoNormal" style="text-indent: 0cm;"><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 150%;">1º - Solicita relatório, do período de um ano, enquanto o serviço era realizado pelo município:</span></strong></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 0cm;"><em style="mso-bidi-font-style: normal;"><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 150%;">- Arrecadação total;</span></em></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 0cm;"><em style="mso-bidi-font-style: normal;"><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 150%;">- Gastos com servidores da balsa, incluindo encargos sociais;</span></em></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 0cm;"><em style="mso-bidi-font-style: normal;"><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 150%;">- Gastos com combustível.</span></em></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 0cm;"><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 150%;"> </span></strong></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 0cm;"><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 150%;">2º - Durante o período de um ano terceirizado: </span></strong></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 0cm;"><em style="mso-bidi-font-style: normal;"><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 150%;">- Arrecadação total;</span></em></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 0cm;"><em style="mso-bidi-font-style: normal;"><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 150%;">- Gastos com servidores da balsa, incluindo encargos sociais;</span></em></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 0cm;"><em style="mso-bidi-font-style: normal;"><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 150%;">- Gastos com combustível;</span></em></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 0cm;"><em style="mso-bidi-font-style: normal;"><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 150%;">- Valor pago para a empresa (Navegação Confiança), pelos serviços prestados.</span></em></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 150%;"> </span></strong></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 0cm;"><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 150%;">3º – </span></strong><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 150%;">Solicita cópia do contrato vigente de terceirização com a empresa Navegação Confiança na íntegra.</span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 0cm;"><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="mso-bidi-font-size: 14.0pt; line-height: 150%; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman';">JUSTIFICATIVA: </span></strong><span style="mso-bidi-font-size: 14.0pt; line-height: 150%; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman';">Cumprimento da incumbência do cargo empossado de fiscalizar as demandas do município, bem como para prestar esclarecimentos à população.<br /></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: center; text-indent: 0cm;" align="center"><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="mso-bidi-font-size: 14.0pt; line-height: 150%; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman';">1º TURNO DE DISCUSSÃO E VOTAÇÃO</span></strong></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: center; text-indent: 0cm;" align="center"><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="mso-bidi-font-size: 14.0pt; line-height: 150%; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman';"> </span></strong></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 0cm;"><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="font-size: 14.0pt; line-height: 150%; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman';">01: Projeto de Lei Complementar nº 002/2021 do Executivo </span></strong><span style="font-size: 14.0pt; line-height: 150%; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman';">– Altera o provimento do emprego de encarregado da mecânica, constante do anexo ll, da Lei Complementar N.º 001/2015, bem como a forma de sua investidura e dá outras providências (altera cargo Efetivo para cargo em Comissão).</span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 0cm;"><span style="mso-bidi-font-size: 14.0pt; line-height: 150%; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman';"> </span></p>
6 - Breves Comunicações
Não houve.