Resumo (11ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura)

Impressão PDF

Identificação Básica
Tipo de Sessão: Ordinária
Abertura: 09/08/2021 - 18:00
Encerramento: 09/08/2021 - 19:50



Conteúdo Multimídia



Lista de Presença na Sessão
Alão / PSDB
Analdo Arantes / PSDB
Ana Trindade / SD
Delson Machado / MDB
Fransérgio Pimenta / MDB
Jaqueline Esteticista / Sem partido
Luciana da Rádio / PL
Mauro do Táxi / PSDB
Zezinho Bexiga / SD






Expedientes
1 - Abertura da Sessão:

A Presidente Ana Maria Silva da Trindade solicita ao nobre vereador Delson Pereira Machado, que faça a invocação a Deus. Solicita o Senhor Secretário que faça a chamada nominal dos vereadores, para a verificação de quorum.

2 - Apreciação da Ata anterior:

Coloca as Atas das reuniões anteriores em discussão, os que forem pela aprovação que permaneçam como estão, ao contrário que se manifeste.

3 - Correspondências Recebidas:

01: Proposta de Emenda à Lei Orgânica nº 001/2021 de iniciativa dos Vereadores Analdo Arantes Vieira, Delson Pereira Machado, Fransérgio Anselmo Pimenta, Jaqueline Aparecida da Silva, José Fernandes Salgado e Sebastião Aparecido Alão – Altera o §1º, do art. 23, da Lei Orgânica de Delfinópolis (passando a Mesa Diretora para o mandato de um ano e permitindo a recondução ao mesmo cargo);

 

 

 

02: Proposta de Emenda Modificativa nº 001/2021 de iniciativa da Vereadora Luciana Aparecida Matias – Altera os artigos 2º e 3º, da Proposta de Emenda à Lei Orgânica nº. 001/2021 (passando a Mesa Diretora para o mandato de um ano e permitindo a recondução ao mesmo cargo);

 

03: Projeto de Lei Complementar nº 002/2021 do Executivo – Altera o provimento do emprego de encarregado da mecânica, constante do anexo ll, da Lei Complementar N.º 001/2015, bem como a forma de sua investidura e dá outras providências (altera cargo Efetivo para cargo em Comissão);

 

04: Projeto de Lei Complementar nº 003/2019 do Executivo – Altera o provimento do emprego de encarregado de Coordenador Educacional, constante do anexo ll, da Lei Complementar N.º 001/2015 quanto a forma de sua investidura e dá outras providências (altera cargo Efetivo para cargo em Comissão);

 

05: Projeto de Lei nº 016/2021 do Executivo – “Autoriza o Poder Executivo a conceder auxílio financeiro (R$ 6.000,00) ao Sindicato dos Empregados da Prefeitura de Delfinópolis e dá outras providências;

 

06: Projeto de Lei nº 017/2021 do Executivo – Ratifica a alteração do contrato de consórcio da Associação Pública dos municípios da Microrregião do Médio Rio Grande – Consórcio AMEG e autoriza o Poder Executivo a abrir crédito especial (R$ 17.878,21) na Lei Orçamentária Anual para o Exercício de 2021” – com pedido de urgência;

 

07: Projeto de Lei nº 018/2021 do Vereador José Fernandes Salgado – “Altera a redação do artigo 5º da Lei 2.260/2015 para ampliar o prazo de vedação da alienação para 15 anos (Loteamento Morada dos Sonhos) ”.

 

08: Projeto de Resolução nº 006/2021 de iniciativa dos Vereadores Analdo Arantes Vieira, Delson Pereira Machado, Fransérgio Anselmo Pimenta, Jaqueline Aparecida da Silva, José Fernandes Salgado e Sebastião Aparecido Alão – “Altera o art.22, do Regimento Interno da Câmara Municipal de Delfinópolis, e dá outras providências (passando a Mesa Diretora para o mandato de um ano e permitindo a recondução ao mesmo cargo) ”;

 

09: Proposta de Emenda Modificativa nº 002/2021 de iniciativa da Vereadora Luciana Aparecida Matias – Altera os artigos 2º, 3º e 4º, do Projeto de Resolução nº. 004/2021 (passando a Mesa Diretora para o mandato de um ano e permitindo a recondução ao mesmo cargo);

 

10: REQUERIMENTO Nº 030/2021 de autoria da Vereadora Jaqueline Aparecida da Silva à Prefeita, no solicita as seguintes informações:

1 - Qual o motivo para que o município não se tenha uma Central de atendimento para pessoas com sintomas gripais e com suspeita de infecção pelo COVID-19 (Sars-CoV-2)?

2 - Existe método alternativo, sendo realizado pela prefeitura, indicado pela OMS ou Ministério da Saúde que substitua a Central nas medidas de tratamento, prevenção, controle e enfrentamento do COVID-19?

JUSTIFICATIVA: Na grande maioria dos municípios existe essa Central para atendimento das pessoas com sintomas gripais e com suspeita de infecção pela COVID-19 (Sars-CoV-2), desde o início da Pandemia. Colocando os ESFs para realizar esses atendimentos o risco de contaminação é maior, pois são eles que realizam os acompanhamentos das famílias e atendimentos que não são urgência/emergência. Sendo assim, logo após o médico atender uma pessoa suspeita de COVID-19, posteriormente poderá realizar o atendimento de uma criança, de um diabético, de um hipertenso etc... E mesmo fazendo toda a higienização protocolar necessária, ainda o risco de transmissão é eminente.

 

11: REQUERIMENTO Nº 031/2021 de autoria do Vereador Fransérgio Anselmo Pimenta à Prefeita, no qual solicita as seguintes informações:

1 – Qual o novo valor que a empresa terceirizada (Navegação Confiança) irá receber por assumir a administração da balsa do Glória?

2 – Os funcionários da balsa que estavam trabalhando para a prefeitura serão remanejados para qual cargo? Especificar o nome, cargo que ocupa atualmente e qual irá ocupar posteriormente.

3 - Solicito todos documentos que instruíram o aditivo do contrato, com todas justificativas pertinentes, dentro das formalidades legais.

JUSTIFICATIVA: Verificação se as exigências legais estão sendo cumpridas tanto na terceirização da balsa do Glória e no remanejamento dos funcionários que nela trabalhavam. No mais, o requerimento pauta-se por um dos princípios norteadores da Administração Pública, qual seja, publicidade.

 

12: REQUERIMENTO Nº032/2021 de autoria da Vereador Sebastião Aparecido Alão à Prefeita, no qual solicita as seguintes informações sobre o serviço de travessia na balsa:

1º - Solicita relatório, do período de um ano, enquanto o serviço era realizado pelo município:

- Arrecadação total;

- Gastos com servidores da balsa, incluindo encargos sociais;

- Gastos com combustível.

 

2º - Durante o período de um ano terceirizado:

- Arrecadação total;

- Gastos com servidores da balsa, incluindo encargos sociais;

- Gastos com combustível;

- Valor pago para a empresa (Navegação Confiança), pelos serviços prestados.

 

3º – Solicita cópia do contrato vigente de terceirização com a empresa Navegação Confiança na íntegra.

JUSTIFICATIVA: Cumprimento da incumbência do cargo empossado de fiscalizar as demandas do município, bem como para prestar esclarecimentos à população.

 

13: Ofício nº 156/2021 do Executivo, no qual envia solicitação de PEDIDO DE URGENCIA ao Projeto de Lei 017/2021 que: “Ratifica a alteração do contrato de consórcio da Associação Pública dos municípios da Microrregião do Médio Rio Grande – Consórcio AMEG e autoriza o Poder Executivo a abrir crédito especial na Lei Orçamentária Anual para o Exercício de 2021”

 

14: Ofício nº 162/2021 do Executivo, envia resposta ao Requerimento nº 015/2021 de autoria do Vereadora Ana Maria Silva da Trindade, que solicita ao Executivo cópia do convênio realizado entre o Município de Delfinópolis e a Polícia Militar.

 

15: Ofício nº 166/2021 do Executivo, envia resposta ao Requerimento nº 010/2021 de autoria do Vereador José Fernandes Salgado, que solicita ao Executivo cópias de todas as licitações realizadas neste exercício.

 

 

16: Ofício nº 168/2021 do Executivo, envia resposta ao Requerimento nº 020/2021 de autoria do Mauro César de Assis, que solicita cópia da relação de todos os recursos que vieram para o setor da saúde, desde o início da Pandemia do COVID-19 (Sars-CoV-2), de março de 2020 até a presente data.

 

17: Ofício nº 169/2021 do Executivo, envia resposta ao Requerimento nº 019/2021 de autoria do Vereador Mauro César de Assis, que solicita cópia do projeto da ponte que interligará os munícipios de Delfinópolis-MG à Cássia-MG.

 

18: Ofício nº 171/2021 do Executivo, no qual encaminha Projeto de Lei Complementar de Lei N.º 002/2021 sobre: “Altera o provimento do emprego de encarregado da mecânica, constante do anexo ll, da Lei Complementar N.º 001/2015, bem como a forma de sua investidura e dá outras providências”.

 

19: Ofício nº 173/2021 do Executivo, envia resposta ao Requerimento nº 014/2021 de autoria do Vereador Mauro César de Assis, que solicita ao Executivo informações referentes à quantos convênios estão pendentes na prefeitura, indicando a origem e designando a pasta (do Ministério ou Secretaria), o nome do deputado ou senador que liberou, o objeto e o valor.

 

20: Ofício nº 174/2021 do Executivo, envia resposta ao Requerimento nº 017/2021 de autoria do Vereador Mauro César de Assis, que solicita a seguinte informação: Como se encontra a situação do processo de terceirização da travessia de balsa, pois o contrato já está para se resolver (vencer).

 

21: Ofício nº 182/2021 do Executivo, envia resposta ao Requerimento nº 016/2021 de autoria do Vereador Mauro César de Assis, que solicita a seguinte informação:

1 – Onde se encontram os parques infantis que ficavam localizados na Avenida Padre Ivo Soares de Matos, em frente à casa do Sr. Roberto Abrahão e ao lado da Academia ao Ar Livre;

2 – Os mesmos estão em reforma ou serão instalados itens novos no lugar;

3 – Se a resposta do item anterior for positiva, quando serão instalados novamente.

 

22: Ofício nº 183/2021 do Executivo, envia resposta ao Requerimento nº 018/2021 de autoria do Vereador Mauro César de Assis, que solicita a seguinte informação:

1 – Como se encontra a situação das seguintes obras:

- Inclusão Social;

- Feira ao Ar Livre;

- Sanitários da “Prainha”.

 

23: Cópia de Documento enviado pela Prefeitura da Ação Conjunta do Conselho Regional de Psicologia da 4ª Região, Conselho Regional de Serviços Social de Minas Gerais, Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, Sindicato dos Psicólogos do Estado de Minas Gerais e Associação Brasileira de Ensino de Psicologia, onde tem como assunto a Implementação da Lei N.º 13.935/2019, que obriga a oferta de serviços de Psicologia e de Serviços Social nas redes públicas de educação básica.

 

24: Ofício CREF6/MG N.º 43.680/2021 do Conselho Regional de Educação Física da 6ª Região – Minas Gerais.

 

25: Ofício CREF6/MG N.º 44.533/2021 do Conselho Regional de Educação Física da 6ª Região – Minas Gerais.

 

26: Convite para a Vlll (Oitava) Conferência Municipal de Assistência Social de Delfinópolis-MG, que ocorrerá no dia 12 de agosto de 2021, às 07h00min.

 

27: Balancete Contábil da Prefeitura Municipal de Delfinópolis, referente ao mês de maio/2021;

 

28: Balancete Contábil da Prefeitura Municipal de Delfinópolis, referente ao mês de maio/2021;

 

29: Notificação nº 25/2021/1ªPJ referente ao Inquérito Civil nº MPMG-0151.21.000016-3, no qual solicita comparecimento ao MP para celebração de TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) atinente a cargos públicos da Casa Legislativa;

 

30: Ofício nº 140/2021/1ªPJ referente ao Inquérito Civil nº MPMG-0151.21.000016-3, no qual solicita informação sobre restituição de valores pagos em desconformidade com a Legislação. Solicita ainda ficha funcional de colaboradora desta Casa Legislativa.

 

 

 

4 - Correspondências Enviadas:

Não houve.

5 - Leitura de Matérias:

Turno Único de Discussão e votação

 

01: Projeto de Lei nº 017/2021 do Executivo – Ratifica a alteração do contrato de consórcio da Associação Pública dos municípios da Microrregião do Médio Rio Grande – Consórcio AMEG e autoriza o Poder Executivo a abrir crédito especial na Lei Orçamentária Anual para o Exercício de 2021”

 

02: REQUERIMENTO Nº 021/2021 de autoria do Vereador José Fernandes Salgado à Prefeita, no qual solicita o seguinte:

1 – Requer informações se o setor responsável do Executivo Municipal entrou em contato com a empresa CEMIG para revisão e aumento da capacidade da rede elétrica da Mata do Amazílio.

JUSTIFICATIVA: Devido demanda local, solicitada ao vereador e o cumprimento da incumbência do cargo empossado.

 

03: REQUERIMENTO Nº 022/2021 de autoria do Vereador José Fernandes Salgado à Prefeita, no qual solicita o seguinte:

1 – Requer informações se foram efetuados orçamentos de:

-  caminhão prancha, para carregamento de máquinas pesadas;

- caminhão para abastecimento dos maquinários que efetuam trabalhos na zona rural do município.

JUSTIFICATIVA: Cumprimento da incumbência do cargo empossado de fiscalização das demandas do município.

 

04: REQUERIMENTO Nº 023/2021 de autoria da Vereadora Luciana Aparecida Matias à Prefeita, no qual solicita o seguinte:

1 – Requer informações acerca da compra das 500 cestas básicas, conforme aprovado pelo Plenário da Câmara dos Vereadores:

-  As cestas básicas já se encontram disponíveis para os munícipes?

- Existe necessidade de cadastro prévio?

- Quais são os critérios e trâmites para disponibilização das cestas básicas?

JUSTIFICATIVA: Cumprimento da incumbência do cargo empossado de fiscalização das demandas do município;

 

05: REQUERIMENTO Nº 024/2021 de autoria da Vereadora Jaqueline Aparecida da Silva à Prefeita, no qual solicita as seguintes informações:

Área Odontológica Municipal:

1 – Quantos dentistas prestam serviço para a Prefeitura Municipal?

2 – Quais são os tratamentos realizados por cada um deles?

3 – Como está funcionando os atendimentos na Pandemia de COVID-19?

4 – Qual o motivo dos distritos (Olhos d’Água da Canastra e Babilônia) não ter atendimento todos os dias?

5 – Existe uma lista de espera nos PSFs para realização dos atendimentos?

6 – Qual o local que cada dentista realiza o atendimento?

7 – Está faltando material para realizar as consultas e tratamentos?

Se tratando de próteses dentárias:

1 – Os Técnico em Prótese Dentária estão com laboratório em pleno funcionamento?

2 – Qual o tempo para realizar entrega de uma prótese dentária?

4 – Qual é a empresa e/ou profissional que realiza esse serviço?

JUSTIFICATIVA: Vários cidadãos têm procurado o tratamento odontológico na rede pública e não estão conseguindo ser atendidos. No quesito prótese, segundo relatos dos munícipes, está havendo demora demasiada na entrega da mesma, além de muitas estarem vindo com defeito.

 

06: REQUERIMENTO Nº 025/2021 de autoria do Vereador Sebastião Aparecido Alão à Prefeita, no qual solicita as seguintes informações:

1 – Quais são os médicos efetivos do município e qual o local que eles prestam serviço?

2 – Os médicos efetivos tiveram em janeiro deste presente ano a recomposição salarial em 6,25%?

3 – Quais os médicos que foram contratados pela Prefeitura Municipal? Os mesmos tiveram recomposição salarial de 6,25% em janeiro deste ano?

4 - Enviar cópia do contrato de cada médico contratado.

JUSTIFICATIVA: Cumprimento da incumbência do cargo empossado de fiscalização das demandas do município.

 

6 - Breves Comunicações:

Não houve.




Lista de Presença na Ordem do Dia
Alão / PSDB
Analdo Arantes / PSDB
Ana Trindade / SD
Delson Machado / MDB
Fransérgio Pimenta / MDB
Jaqueline Esteticista / Sem partido
Luciana da Rádio / PL
Mauro do Táxi / PSDB



Matérias da Ordem do Dia
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - Projeto de Lei nº 17 de 2021
Autor: Suely Alves Ferreira Leite Lemos - Prefeita Municipal
Ratifica a alteração do contrato de consórcio da Associação Pública dos municípios da Microrregião do Médio Rio Grande – Consórcio AMEG e autoriza o Poder Executivo a abrir crédito especial na Lei Orçamentária Anual para o Exercício de 2021”.
Aprovado Por Unanimidade

Obs.: Turno Único de Discussão e Votação.
2 - Requerimento nº 21 de 2021
Autor: Zezinho Bexiga
Requerimento feito pelo Vereador José Fernandes Salgado a Prefeita no qual solicita informações da rede elétrica na localidade da Mata do Amazílio.
Aprovado Por Unanimidade

Obs.: Turno Único de Discussão e Votação.
3 - Requerimento nº 22 de 2021
Autor: Zezinho Bexiga
Requerimento feito pelo Vereador José Fernandes a Prefeita no qual solicita informações sobre o orçamento de caminhão prancha e abastecimento.
Aprovado Por Unanimidade

Obs.: Turno Único de Discussão e Votação.
4 - Requerimento nº 23 de 2021
Autor: Luciana da Rádio
Requerimento feito pela vereadora Luciana Aparecida Matias a Prefeita no qual solicita informações sobre a compra de cestas básicas.
Aprovado Por Unanimidade

Obs.: Turno Único de Discussão e Votação.
5 - Requerimento nº 24 de 2021
Autor: Jaqueline Esteticista
Requerimento feito pela vereadora Jaqueline Aparecida da Silva a Prefeita no qual solicita informações sobra a área odontológica do setor de saúde do município.
Aprovado Por Unanimidade

Obs.: Turno Único de Discussão e Votação.
6 - Requerimento nº 25 de 2021
Autor: Alão
Requerimento feito pelo vereador Sebastião Aparecido Alão a Prefeita no qual solicita informações sobre o setor de saúde.
Aprovado Por Unanimidade

Obs.: Turno Único de Discussão e Votação.